Historial

 

Começos…

A sério, a sério, o Clube começou no dia 20 de Janeiro de 1968, com uma excursão ao Planetário e ao Museu da Marinha.

Funcionava na cave de uma Residência Universitária, na rua António Cândido, e as actividades eram já, nessa altura, variadas, com especial destaque para as excursões, a espeleologia com os seus cursos, e os enormes entusiasmos das electrónicas e fotografia.

Antigos sócios

Expansão

Com o tempo foram sendo sonantes os nomes de Olelas – a primeira excursão a sério! -, a Quinta do Vale, a Arrábida; e a Assafora, Marco do Grilo, a Pedra de Alvidrar….

Em 1969 ficou famoso o Convívio Nómada; na Páscoa de 70 já havia “Sócios” do Clube em “Convívios Internacionais” em Roma; o teatro era a actividade de sucesso, alegria de todas as festas e de tantas tertúlias com peças como “A melga” e a “Inês Moribunda”…

1971 viu “vencer-se” finalmente a conhecida Assafora – a espeleologia atingia o seu “máximo”; em Dezembro já se ia no 3º Campeonato Inter-Liceus de futebol.

Campeonatos de estudo – os “24 dias de le Xénon”! – acampamentos, vela , os desportos mais inverosímeis no Campo do “193”, meios de formação…: o clube estava lançado!

Mudar de Casa

Com nome e tradições o Clube crescia e era já impossível contê-lo nas improvisadas instalações onde nascera.

Chegava a altura de mudar de casa, e um grupo de pais juntou-se para a aventura de comprar um velho “palacete” meio abandonado em pleno Campo Grande; quantos não terão ajudado nos transportes, nos arranjos, nas primeiras instalações… e quanto não se ficou a dever (em todos os sentidos…) a esse pequeno grupo, audacioso, que olhava para longe!…

Clube Xénon's web page