O que é o Clube Xénon?

O Clube Xénon é uma resposta à preocupação de alguns pais pela formação dos filhos. É um centro educativo onde se procura ajudar cada sócio a trabalhar responsavelmente e a ocupar bem os seus tempos livres, ao mesmo tempo que se forma, faz mais amigos e aprende coisas novas.

Para isso, o Clube dispõe de um conjunto de actividades, quer regulares, desenvolvidas ao longo de todo o ano, quer extraordinárias, aproveitando fins-de-semana e épocas de férias.

Além disso, existem também tempos dedicados especificamente à formação, bem como conversas pessoais com o Preceptor, que é o monitor do Clube com o qual o rapaz e a sua família estabelecem laços de especial amizade e confiança.

Parte importante da formação dada no Xénon é a formação cristã que, por expresso desejo dos pais dos sócios, está a cargo da Prelatura do Opus Dei, instituição da Igreja Católica fundada em 1928 por S. Josemaria Escrivá.

O Opus Dei garante a orientação e espírito cristão de todas as actividades do Clube. Quanto aos aspectos organizativos, técnicos, de gestão ou jurídicos a responsabilidade corresponde à Direcção, como em qualquer outra instituição de carácter civil.

A presença do espírito do Opus Dei manifestar-se-á habitualmente em vários aspectos como a insistência na seriedade e exigência no estudo, o impulso dos valores sociais e de serviço, o fomentar das virtudes humanas, o cuidado nos pequenos pormenores, o respeito pela liberdade pessoal, o clima de confiança e de cordialidade e o protagonismo dos pais no clube.

Todo o trabalho formativo e educativo do Clube traduz-se, também, em muitos aspectos práticos, grandes ou pequenos: pensar nos outros, dar parabéns ao vencedor num jogo, deixar arrumada uma sala no fim duma actividade, não se queixar das eventuais incomodidades de um acampamento, vencer a timidez participando num festival, etc. Estas são algumas das características que compõem o ambiente do Xénon. …

Clube Xénon's web page