Projecto Educativo

 

Pessoa

O Clube oferece às famílias uma educação que se orienta para o desenvolvimento total da pessoa, segundo a concepção cristã do Homem, que embebe toda a sua actividade.

Facilita-se a cada sócio o desenvolvimento das próprias capacidades e aptidões e a promoção das virtudes, ajudando-o a preparar-se para participar solidária e eficazmente na sociedade.

No dia a dia do clube tudo se processa através do relacionamento entre sócios e famílias, do atendimento pessoal do Preceptor, e de muitos outros elementos, consequência do modo de entender o Homem e a finalidade da educação.

Pais

O direito e a responsabilidade da educação dos sócios corresponde, por natureza, aos pais, a quem o Clube ajuda na tarefa inalienável de primeiros educadores, consciente de que a sua influência educativa não tem a profundidade nem a continuidade do ambiente familiar.

O Clube procura oferecer, a partir do seu campo de acção – o tempo livre –, ocasiões e actividades com grandes possibilidades educativas.

Daí os cursos ou conferências sobre questões de orientação familiar, as entrevistas dos pais com o Preceptor do filho e a informação sobre o modo como decorrem as actividades.

Liberdade

Como protagonista principal da própria história, o sócio encontra no Clube um incentivo para decidir livre e responsavelmente o que considere oportuno para uma melhoria pessoal, escolhendo os meios adequados.

Os Preceptores aconselham, avivando a sua autonomia e contribuindo a que pondere as exigências da liberdade à luz da verdade.

Incentivando-se a inquietação por resolver os problemas da sociedade não se promovem nunca acções político-partidárias.

No Clube cada um poderá exprimir as suas ideias e opiniões com confiança, estimulando-se o esforço por pensar, dar razões e explicar o porquê das coisas.

Objectivos

As actividades procuram facilitar que cada sócio:

• se conheça a si mesmo, as suas aptidões e possibilidades e as desenvolva com afã de superação;

• saiba valorizar as coisas, pessoas e acontecimentos que encontra na vida;

• adquira uma facilidade para o esforço contínuo no exercício das virtudes: laboriosidade, estudo, serviço aos outros, etc.;

• se envolva na vida familiar e facilite o surgir de um ambiente de serviço carinhoso e alegre entre todos;

• conheça e se integre activamente no seu contexto social;

• saiba apreciar a beleza na natureza e na arte, e a cultura em geral, bem como interessar-se pelo meio ambiente, actuando de forma responsável;

• adquira espírito de colaboração, de ajuda e serviço, de lealdade, sinceridade, tolerância, solidariedade e generosidade no relacionar-se com os outros;

• seja autónomo e com capacidade de iniciativa na sua vida individual e no relacionamento social;

• adquira critério para julgar as suas possibilidades de acção, de modo a poder tomar decisões justas e responsáveis no uso da sua liberdade pessoal;

• seja capaz de responder livremente às exigências das suas convicções pessoais.

Clube Xénon's web page